Quais São os Principais Tipos de Startups?


As inovações das startups se destacam por suas ideias criativas e potencial de crescimento. São classificadas de acordo com a sua natureza de atuação.
Natureza do Negócio
Algumas startups são fundadas com a intenção de servir a comunidade local, gerar impactos sociais ou mesmo atualizar grandes empresas existentes.
Small business startup
Fundadas por empresários iniciantes ou por pessoas que realmente querem um negócio de pequeno porte, mais voltado a um público local.
Large company startup
Esse é o tipo de startup que nasce de uma grande empresa, já estabelecida no mercado. Existem muitas companhias tradicionais que implementam novos modelos de negócio, mais dinâmicos e inovadores, para não ficarem defasadas e recuperarem prestígio.
Buyable startup
Essas são as criadas para serem vendidas. Elas se caracterizam por terem uma grande ideia ou apenas um protótipo de produto ou solução que exige investimento, mas promete muito sucesso. Por isso, já são fundadas com o intuito de atrair outras empresas ou pessoas para aplicar dinheiro, como os investidores-anjo.
Lifestyle startup
Esse modelo de negócio não tem como objetivo principal o lucro. Os ganhos financeiros são apenas uma consequência de um negócio que foca, principalmente, em gerar conhecimento sobre algum assunto com propósito, como startups educacionais.
Social startup
Nesse tipo de empreendedorismo, o objetivo está voltado a ações sociais, de modo a transformar a realidade local ou até mesmo a contribuir com mudanças positivas no mundo.
Quanto ao comportamento
Nesse quesito, as classificações se referem à forma como a startup reage às mudanças do mercado ou como deseja agir durante seu crescimento, visando uma expansão agressiva ou, desde cedo, estabelecendo que o lucro não pode vir dissociado de responsabilidade socioambiental. Conheça!
Unicórnios
As startups que recebem esse apelido geralmente nascem de ideias aparentemente surreais ou não vistas até então e tornam-se gigantes, com um crescimento agressivo e altamente lucrativo. Por isso, a analogia com uma coisa mística.
Zebras
Essas são caracterizadas pela objetividade (o preto no branco) além da forte valorização do coletivo (pois as zebras vivem em grupos). Além disso, elas se propõem a ser um contraponto às startups unicórnios (altamente focadas em lucro): são empresas que prezam por melhorar a sociedade, gerando crescimento com responsabilidade socioambiental.
Ou seja, o lucro não deve vir a qualquer custo. Elas têm até mesmo um slogan provocativo: “as zebras consertam o que unicórnios quebram”.
Camelos
São o grupo de startups caracterizado pela adaptabilidade. Afinal, os camelos se ajustam a vários climas, podem ficar sem água e sem alimento por longos períodos e, se necessário, podem correr por bastante tempo sem se cansar. São empresas com visão de longo prazo e estabilidade.
